Também conhecidas como as” Igrejas Gêmeas“, são dois edifícios construídos um ao lado do outro. Localizadas bem no cruzamento entre a Praça de Carlos Alberto e a Rua do Carmo, na cidade do Porto. Olhando de frente elas parecem uma só igreja mas as histórias são bem diferentes.
Pra quem olha de frente: a da esquerda é a Igreja das Carmelitas ou Igreja dos Carmelitas Descalços, construída entre 1616 e 1628. Possui em sua entrada 3 nichos com as imagens de São José, Santa Teresa de Jesus e Nossa Senhora do Carmo (ao centro).
Ao lado direito fica a Igreja do Carmo, em estilo barroco-rococó, foi construída bem mais tarde, entre 1756 e 1768. Toda a sua lateral está revestida por painéis de azulejos com motivos alusivos a fundação da Ordem Carmelita.
É bastante interessante pois olhando de frente para as duas Igrejas é possível perceber a evolução da arquitetura portuguesa entre os séculos XVII e XVIII (não é o meu caso…rsrs), mas isso para os historiadores de arquitetura.
Impossível passar despercebido aos olhares dos milhares de turistas que por ali circulam, uma obra impactante e que precisa ser visitada.
O conjunto foi classificado como Monumento Nacional em maio de 2013.
O interior das igrejas também é um espetáculo à parte, a talha dourada, o órgão, as pinturas, é tudo muito bonito.
A Casa Escondida
Olhe de frente para as duas igrejas, veja que elas estão separadas por uma pequena construção, é a famosa Casa Escondida. Com um pouco mais de um metro de largura, a Casa Escondida foi construída devido a uma lei que proibia a construção de uma igreja ao lado da outra.
Informações importantes:
Endereço: Rua do Carmo, 1 – Porto / Portugal – Tel: 222 050 279