A Estremadura é uma antiga região da Península Ibérica, agora dividida entre Espanha e Portugal. Neste post conto como foi nossa passagem pela região da Estremadura Espanhola.
Para localização geográfica, a Estremadura Espanhola faz fronteira a oeste com Portugal, a norte com Castilla Y Leon, a leste com Castilla la Mancha e a sul com Andaluzia.
Estávamos numa viagem de motorhome por Portugal e Espanha e escolhemos esta região da Espanha simplesmente pela paixão pelas cidades medievais. Foi uma experiência incrível, gostamos tanto que pretendemos voltar logo.
Mérida é a capital dessa região e Cáceres e Badajoz são as províncias.
BADAJOZ
Nossa primeira parada foi em Badajos, vínhamos de Lisboa e levamos em torno de 2 horas e meia de viagem.
Badajoz possui o maior patrimônio árabe de toda a Estremadura, uma cidade do século IX e muito importante ao longo da história.
Chegamos e seguimos direto para a Alcazaba, datada do século IX, é a parte mais antiga da cidade. A Alcazaba de Badajoz foi utilizada como fortaleza e hoje é sede universitária.
Se quiser assistir a um pôr do sol incrível, o mirante da Alcazaba é o local perfeito, dali conseguimos ver também uma boa parte da cidade.
Depois seguimos direto para a Plaza Alta, a maior e principal praça da cidade. Dizem que era na própria Plaza Alta que se realizavam os mercados da Idade Média.
O que nos impressionou muito foi a pintura ao estilo mudéjar (elementos decorativos de influência islâmica) com cores variadas, bem diferente das outras praças que visitamos na Espanha. Rodeada por esplanadas e perfeita para saborear umas tapas no fim do dia.
Saímos em busca de um lugar para o pernoite em Badajoz e acabamos nos deparando com um dos lugares mais bonitos da cidade, a Ponte de Palmas, que junto com a Torre de Espantaperros, são os monumentos mais representativos de Badajoz.
A Ponte de Palmas foi a primeira a ser construída na cidade, para a passagem pelo rio Guadiana. Sua finalização se deu em meados do século XV. Entretanto, foi remodelada ao longo do tempo, já que a força do Guadiana a destruiu por várias vezes.
Posso dizer que a Ponte é simplesmente belíssima, toda em arcos romanos. Uma ponte com ar de romantismo e perfeita para muitas fotos.
Nosso pernoite foi bem ali, num camping de motorhome, na margem direita do Rio Guadiana, ao lado do belíssimo parque que envolve a Ponte de Palmas. Jantamos no El Muelle del Guadiana, um bar muito gostoso dentro do parque. Nosso cardápio foi regado a muitas tapas.
Ainda em Badajoz, fique atento as casas do século XV, as belíssimas Casas Mudéjares.
MÉRIDA
Saímos de Badajoz e seguimos para Mérida, nossa próxima parada. É a capital da região da Estremadura.
Já havia lido sobre Mérida e o desejo de visitá-la era bem antigo.
Ficou fácil entender porque a cidade faz parte do Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
A apenas 300 Km de Lisboa e distante 68Km de Badajoz. Emerita Augusta, como era chamada, foi fundada pelo imperador Romano Octavio Augusto no Sec. I a.C. e até hoje é possível encontrarmos vestígios romanos por toda a cidade.
Para mergulhar na história de Mérida, é necessário adquirir o bilhete passe que lhe dará acesso aos principais monumentos: Teatro e Anfiteatro Romanos, Alcáçova Árabe, Circo Romano, Cripta da Basílica de Santa Eulália, Conjunto Arqueológico Morería e Casa del Mítrio.
Por falta de tempo, visitamos somente o Teatro e o Anfiteatro de Mérida e já valeu uma viagem no tempo.
Pagamos 12 Euros por pessoa, para conhecermos somente o Teatro e Anfiteatro de Mérida.
Teatro Romano de Mérida
É realmente impressionante. Inaugurado entre os anos 16 e 15 a.C, é um dos mais relevantes monumentos da cidade. Está muito bem conservado e é bem sinalizado. É como entrar num filme de gladiadores, vale muito a pena.
Desde 1933 recebe o Festival de Teatro Clássico.
Anfiteatro de Mérida
Erguido no século 8 a.C, o Anfiteatro já foi palco de espetáculos com gladiadores, as caças de feras e lutas entre animais selvagens. As prisões, as escadarias de acesso à arena, os arcos… tudo muito preservado e bastante impressionante.
Tanto o Teatro quanto o Anfiteatro, são os pontos altos da visita à Mérida.
O centro histórico da cidade é também passagem obrigatória, no entanto, fique atento ao horário da sesta que vai das 14 às 17 horas (mais ou menos), entre esses horários a cidade está toda fechada.
Mérida nos conquistou em todos os sentidos, desde as ruínas romanas que impressionam, até as ruas e o comércio. É uma ótima escolha para um fim de semana.
A Ponte Romana sobre o rio Guadiana é também um passeio imperdível. São quase 800 metros de comprimento. Da ponte é possível avistarmos a Alcáçova de Mérida, que faz parte do conjunto arqueológico da cidade. A Alcáçova é o único edifício muçulmano que se conservou até os dias de hoje.
Para um tour mais rico e sem perder nada, comece seu passeio pelo Posto de Turismo e retire seu mapinha de toda a cidade com os principais pontos a serem visitados.
CÁCERES
Saímos de Mérida com destino à Cáceres, mais uma cidade da região da Estremadura Espanhola. Distante 70Km de Mérida.
Como já estava quase anoitecendo fomos direto em busca de um lugar para o pernoite.
Cáceres, mais uma pitoresca e histórica cidade espanhola. Posso dizer que das 3 cidade que visitamos da Estremadura Espanhola, Cáceres foi a que mais me impressionou.
Começamos nosso passeio pela Plaza Mayor e com um clima quente de verão e férias, não preciso dizer que encontramos esplanadas lotadas.
Uma praça sem qualquer luxo, mas muito acolhedora.
Subimos para a parte histórica e logo nos deparamos com a igreja do Ermita e la Paz, também com a Torre de Bujaco, que dentre as mais de 30 Torres do período árabe, é a mais popular. Logo à frente fica o Arco de La Estrella e também o Palácio Episcopal dos séculos XIII – XVII.
Da Plaza Mayor já subimos para as muralhas. O encanto de Cáceres está em se perder pelas Calles, muralhas e Torres, é lindo demais. Só pra terem uma ideia, a cidade de Cáceres serviu de cenário para a série Game of Thrones e não podia ser outra.
Chegamos na Praça de Santa Maria onde fica a Concatedral de mesmo nome, o principal templo católico da cidade, datada do século XIII-XVI.
A partir da Praça da Catedral, subimos pela Cuenca de la Compañia, uma verdadeira viagem no tempo. Nos deparamos com o Palácio de Los Golfines de Abajo, um Museu que recria uma casa da nobreza de Cáceres.
Outro Palácio a ser visitado é o Palácio Episcopal, localizado na Plaza de Santa Maria. Dentro do palácio há um pátio com arcadas e vários brasões.
Alguns palácios de Cáceres foram transformados em hotéis de luxo, como o Palácio de Oquendo, do século XVI. Hoje o Palácio é o NH Collection Cáceres Palácio de Oquendo e está localizado na Plaza San Juan.
Continue seu passeio por Cáceres, caminhe até o antigo muro árabe e fique de olho nas torres e terraços históricos, com certeza irá encontrar alguns ninhos de cegonhas.
Algumas jóias da Espanha acabam passando despercebidas pelos turistas e este post é justamente pra mostrar que além das grandes cidades espanholas, a região da Estremadura é também muito rica e autêntica.
Nossa viagem de motorohome pela Estremadura Espanhola valeu muito, foi uma descoberta incrível e uma verdadeira viagem no tempo.
DICA: muito cuidado para visitar esta região no verão, as temperaturas são absurdamente altas, podendo chegar a 40°C. Digo por experiência própria, foi justamente em julho que viajamos pela Estremadura Espanhola e pegamos dias muito quentes e secos. Procure andar sempre com uma garrafa de água na mão pra não estragar o passeio.
Explore Portugal Com o Roteiro na Mão
Se você ficou encantado com a Região da Extremadura Espanhola e quer explorar ainda mais Espanha, nós, do Roteiro na Mão, estamos aqui para ajudar a transformar sua viagem em uma experiência personalizada e única. Com nosso profundo conhecimento planejamos roteiros sob medida, adaptados ao seu estilo e interesses.
Quer saber mais sobre nossos roteiros personalizados? Entre em contato e deixe-nos planejar sua próxima aventura!